terça-feira, 31 de março de 2009

Sabias que...

Nome de um autor(es) de origem alemã que tenham recolhido histórias tradicionais durante o século XIX.
- Irmãos Grimm

Como se chama o autor do conto “O Soldadinho de Chumbo”?
- Hans Christian Handersen (Autor dinamarquês do séc. XIX cujo trabalho foi tão importante que ganhou um prémio equivalente ao Nobel. Escreveu também “A Pequena Sereia”, “A Vendedora de Fósforos”, “O Patinho Feio”, sendo este último inspirado em si.)

Houve um famoso autor francês que escreveu uma colecção de contos, que acabou por publicar em nome do seu filho, com receio de ser mal recebido na época. Este autor nasceu em 1628 e faleceu em 1703. Uma das histórias mais famosas desta colectânea é a “Bela Adormecida”. Quem é que terá escrito?
- Charles Perrault, Contos da Mãe Gansa Outras obras da colectânea são: “O Capuchinho Vermelho”, “O Gato das Botas”, “As Fadas”, “A Gata Borralheira”, o “barba Azul”, “A Princesa Pele de Burro”, “O Pequeno Polegar”


A Cigarra e a Formiga, O Corvo e a Raposa ou O Lobo e o Cordeiro, são exemplos de que género literário e da autoria de quem?
- Fábula, de La Fontaine


Madame Le Prince de Beaumonr foi, no séc. XVIII, uma das mais influentes francesas. Recentemente, a sua obra mais famosa foi adaptada pelos estúdios Walt Disney e é, ainda hoje, uma das mais tocantes histórias de amor de todos os tempos. Qual é essa história?
- “A Bela e o Monstro”


Esta escritora de origem russa dedicou esta história à sua neta. Sofia é a protagonista. Quem é a escritora? Qual é a obra?
- Condessa de Ségur. “Os desastres de Sofia” (Também publicou As meninas exemplares)


Este autor francês conseguiu, no séc. XIX, antecipar muitas das descobertas científicas e invenções mais importantes do séc. XX, relatando feitos e aventuras fantásticas.
- Júlio Verne ( A viagem ao centro da Terra; 5 Semanas em balão; Volta o Mundo em 80 dias, etc)


Este autor escolhia geralmente como protagonistas crianças que levavam existências muito infelizes. Sendo que um dos cenários favoritos para as suas narrativas é a própria Inglaterra do séc. XIX, sobretudo Londres.
- Charles Dikens (Escreveu também Oliver Twist)

Sem comentários: