segunda-feira, 6 de abril de 2009

Experiências...



Quando se realiza uma experiência destas com os mais novos, está-se a contribuir para o aumento da curiosidade natural da criança, e para o desmistificar de algumas questões pertinentes.


Muitas crianças não percebem ao certo como é que as plantas bebem água, havendo mesmo aquelas que duvidam deste facto. Esta experiência vai permitir que as crianças confirmem se as flores bebem ou não água.
Tempo Previsto de Duração: 3 horas até colorir ( a concepção da actividade demora cerca de 20 minutos)

Recursos Materiais:
-­ 13 cravos
­- Corante alimentar de várias cores
-­ Copos com água
-­ Etiquetas
­- Caneta de feltro



Objectivo Geral:
ﮜ Perceber se as flores bebem ou não água
Objectivos Específicos:
ﮜ Escolher a cor em que deseja submergir a sua flor
ﮜ Perceber o porquê da coloração da flor
ﮜ Esperar pacientemente, sem retirar a flor do copo



Estratégias:
ﮜ Questionar os meninos quanto ao facto das flores crescerem
ﮜ Explicar-lhes que elas precisam de água para viver
ﮜ Pedir ajuda para misturar o corante com a água
ﮜ Dar a escolher aos meninos a cor em que querem submergir a sua flor




Nota:
Sempre que se faz esta experiência, deve-se colocar as flores na vespera, fora de água, de forma a terem sede no dia seguinte




Pintura de chuva...

Esta actividade deve ser feita nos dias (ou noites) em que chuvisca. Como ainda existem alguns chuviscos no final do dia/início da noite, aqui fica uma actividade.

Esta actividade pode ser realizada com crianças de 2 anos e meio.
Material:
- Papel grosso (que seja absorvente)
- Tintas de diversas cores
Como se faz:
1º Coloque o papel/cartão no chão ao ar livre, de forma a poder posteriormente ficar à chuva (não pode ser chuva muito forte
2º Peça à criança para colocar várias cores de tintas espalhadas no papel
3º Conforme a criança vai pondo as diferentes tintas, diga o nome das diferentes cores, pois é uma maneira dele as interiorizar
4º Espere pelos chuviscos e verá como fica a vossa pintura

Nota: Não deixe a chuva retirar toda a pintura do papel. A intenção é retirar o papel, deixar secar e em conjunto com a criança observarem as formas que a chuva fez aparecer. Esta actividade contribuirá para a imaginação e criatividade da criança.








Sem comentários: